*VEGETAÇÃO - A vegetação da região de Itacaré é basicamente Mata Atlântica, predominante na região. Apesar das iniciativas a favor da preservação, o desmatamento já abriu feridas graves no local. Foi recentemente inaugurada uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município e também um programa de educação ambiental na tentativa de frear o desmatamento.
Faz parte do cenário de Itacaré o mar da Bahia, praias de areia branca e solta, coqueiros e a vegetação da Mata Atlântica.
*CLIMA - Como a maioria dos lugares do nordeste brasileiro, Itacaré pode ser visitado o ano inteiro, pois há sol e águas quentes tanto no inverno, quanto no verão. As chuvas se concentram no período do inverno (julho/agosto), mas não chegam a atrapalhar os visitantes.
*RELEVO - sse plano de informação foi gerado a partir
do mapa de relevo, de escala 1:250 000 (Santana et al., 1998), que visa avaliar as
variações topoclimáticas da área. Os indicadores foram adotados em função dos
seguintes graus de declividades: plano (0 – 8%) ondulado (8 – 20%) forte ondulado (20 – 30%) montanhoso (30 – 45%)
*SOLO - Digitalizou-se o mapa de solo do município de
Ilhéus, em nível de semidetalhe, na escala de 1:113 000 (Carvalho Filho et al.,
1987), atualizado por Santana et al. (2000), adotando-se aspectos de restrições
edáficas para cada classe de solos. Os indicadores utilizados foram: para as classes dos Alissolos, Argissolos e Neossolos Flúvicos, para as classes dos Latossolos, Luvissolos e Chernossolos, para os Organossolos, Cambissolos e Neossolos Quartzarênicos, para os Gleissolos e Espodossolos, para o Gleissolo Háplico
*HIDROGRAFIA - O principal rio é o São Francisco, que corta o estado na direção sul-norte. Com importância sinônima, os rios Paraguaçu e o de Contas que somam-se os rios Jequitinhonha, Itapicuru, Capivari, entre outros.Percurso da Cachoeira da Pancada Grande
Percurso da Cachoeira da Pancada Grande
Cidade de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário