segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Importância, característica e composição do Mangue

passeio de Canoa, partindo para o mangue
*IMPORTÂNCIA - O mangue seco desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Por essa razão, constituem-se em ecossistema complexo e dos mais férteis e diversificados do planeta. A sua biodiversidade faz com que essas área se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desse ambiente, como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico.
Com relação à pesca, os mangue seco produz mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.
Com relação à dinâmica dos solos, a vegetação do mangue, serve para fixar os solos, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha de costa.
As raízes do mangue seco funcionam como filtros na retenção dos sedimentos. Constituem ainda importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas, por exemplo, como aquelas por metais pesados.
*CARACTERÍSTICAS - Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predomina os vegetais halófilos, em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas.
Avicennia schaueriana (mangue preto, canoé) , tem um cheiro ruim e possui uma grande extensão de lama
*COMPOSIÇÃO - O mangue é composto por apenas três tipos de árvores (Rhizophora mangle – mangue-bravo ou vermelho, Avicena schaueriana – mangue-seriba ou seriúba – e Laguncularia racemosa – mangue-branco) que podem chegar a até 20 metros de altura em alguns lugares do país. Esse tipo de ecossistema se desenvolve onde há água salobra e em locais semi abrigados da ação das marés, mas com “canais” chamados gamboas que permitem a troca entre água doce e salgada. Seu solo é bastante rico em nutrientes e matéria orgânica com características lodosas e, composto por raízes e material vegetal parcialmente decomposto (turfa).





EXPLICANDO SOBRE O MANGUE: http://www.youtube.com/watch?v=T_gkN7ezdPY&feature=mfu_in_order&list=UL

VÍDEO DA PROF ANA KARINE FALANDO SOBRE O MANGUE: http://www.youtube.com/watch?v=oQe2ejZMmaU&feature=mfu_in_order&list=UL

Nenhum comentário:

Postar um comentário